sábado, 23 de junho de 2012

Associativismo e a Comercialização Coletiva


        “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, 
               e trabalhar juntos é um sucesso.”         (Henry Ford)
  

O trabalho em equipe permitiu a reunião entre as Associações de Produtores Rurais de São Miguel Arcanjo, a Casa da Agricultura de São Miguel Arcanjo (Cati), a Secretaria Municipal de Agricultura (PMSMA) e a Equipe Comercial do Grupo Wall-Mart Brasil Ltda, no último dia 14 de Janeiro de 2011, na Sede da AMPRUBREVI - Associação dos Produtores Rurais do Bairro Brejaúva e Bairros Vizinhos em São Miguel Arcanjo.

O objetivo da reunião, além de sensibilizar os agricultores familiares quanto à oportunidade de Comercialização Coletiva de Produtos da Agricultura Familiar pelas Associações ou Cooperativas de Produtores Rurais, foi o de aproximar definitivamente a Agricultura Familiar do Mercado Varejista comprovando as vantagens e benefícios plenamente possíveis de ser alcançados com o início da atuação na Comercialização Coletiva, comentou o Engº Agrº Átila Queiroz de Moura, responsável pela Casa da Agricultura de São Miguel Arcanjo.

Destaque para a participação do Gerente Nacional de Hortifruti do Grupo Wall-Mart Engº Agrº Sr. Antônio Carlos Allegretti que apresentou o Programa Clube dos Produtores do Wall-Mart, informando em detalhes o funcionamento do mercado varejista, em relação a preços, credenciamento, condições de pagamento, negociação, logística, planejamento, qualidade dos produtos, e esclarecendo todas as dúvidas dos agricultores presentes que se sentiram à vontade para fazer perguntas francas e diretas.

A Prefeitura Municipal manifestando seu apoio ao fortalecimento da agricultura familiar e do associativismo se fez presente, representada pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Engº Agrº Sr. Roberto Yoshinori Furuya, que com sua ampla experiência em questões relacionadas à comercialização agrícola dirigiu diversas perguntas à Equipe do Wall-Mart que prontamente respondia a todos os questionamentos.

Os próximos passos para viabilizar o início da atividade comercial de forma coletiva, deverá ser o planejamento do negócio pela Associação de Produtores Rurais, definindo ações, estabelecendo parcerias e designando pessoas responsáveis em planejar, organizar, executar e controlar as atividades econômicas, estreitando o relacionamento da entidade com os agentes do mercado e com seus próprios associados, buscando alternativas p/ colocar seus produtos no mercado com mais lucratividade.

Dentre as principais vantagens da comercialização coletiva para os Agricultores Familiares podemos citar a Garantia de Comercialização, Redução de Tempo no Processo de Comercialização, Diminuição nos Custos de Transporte e de Embalagem, Preços Mais Rentáveis, Aumento do Tempo para Dedicar à Atividade de Produção, Aferição de Renda pela Associação. Quanto às vantagens para os Varejistas está a Garantia de Qualidade dos Produtos, Garantia de Fornecimento, Preços Melhores Considerando a Qualidade dos Produtos, Aumentarem a Quantidade de Fornecedores, ressaltou o Engº Agrº Átila Queiroz de Moura.

O futuro reserva grandes dificuldades ao modelo tradicional de comercialização praticada pelo pequeno agricultor de forma individual, enquanto que a atuação de PRODUTORES e COMPRADORES de forma integrada dá sinais claros de um futuro mais promissor.
(publicado em janeiro/2011: informativo CATI SMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário