sábado, 23 de junho de 2012

Agricultores buscam atualização tecnológica em São Miguel Arcanjo



A Equipe da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de São Paulo (Fetaesp), que realiza Projetos de Desenvolvimento da Agricultura Familiar em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) escolheram São Miguel Arcanjo (SP) para a realização de Visita Técnica, objetivando a atualização tecnológica de 35 agricultores familiares e assentados da reforma agrária dos municípios de Paranapanema, Angatuba, Itapetininga e Taquarituba.

A Coordenadora do Senar/Fetaesp e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales e Santa Fé do Sul, Sandra Gigante, buscou parceria com a Casa da Agricultura de São Miguel Arcanjo, com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, bem como com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel Arcanjo para a organização e programação das visitas técnicas nas propriedades rurais, agroindústrias e cooperativas locais.

A visita aconteceu no dia 21 de janeiro de 2010, e a excursão foi recebida pelo secretário municipal de agricultura e meio ambiente, eng.º agr.º Roberto Yoshinory Furuya, pelo representante da CATI e responsável pela Casa da Agricultura de São Miguel Arcanjo, eng.º agr.º Átila Queiroz de Moura, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel Arcanjo, Waldomiro Nunes. Foi oferecido aos presentes um Café da Manhã Colonial com produtos da panificação artesanal e outros produtos da agroindústria familiar de São Miguel Arcanjo.
 
As visitas foram direcionadas para as Cadeias Produtivas da Olericultura em Cultivo Protegido, bem como para a Vitivinicultura e Associativismo/Cooperativismo. O grupo da Fetaesp visitou três propriedades rurais com múltiplos cultivos, como uva rústica, uvas finas de mesa, caqui, atemóia, nêspera, pêssego e nectarina, estufas de tomate, pepino e pimentão e as vinícolas artesanais Torre Alta, Zafalon e Monte Alto, a Associação dos Produtores Rurais do Brejaúva e Bairros Vizinhos (APRUBAVI) e Associação dos Produtores Rurais do Abaitinga e Guararema (AMPRAG) e, também. a Cooperativa Sul Brasil de São Miguel Arcanjo, onde verificaram todas as técnicas de produção, manejo, formação e condução das culturas, irrigação, tratamentos fitossanitários, pré-colheita e pós-colheita, construção de estufas, comercialização e gerenciamento da propriedade, além de discutir questões sociais e ambientais.

Segundo os agricultores participantes do Projeto, as visitas foram de grande valia para o seu desenvolvimento e retornaram para suas cidades com novas idéias e a esperança renovada na atividade rural. “A mensagem que levamos de São Miguel Arcanjo é de empreendedorismo, associativismo e cooperativismo, foco na atividade e pensamentos positivos, além de dedicação, empenho e muito trabalho para superar os desafios. Vimos a importância da busca de conhecimento, capacitação e orientação técnica para o sucesso da atividade rural nas propriedades e o desenvolvimento rural sustentável dos municípios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário